No Espaço Atualização profissional, poderá aceder às ações de reciclagem/ atualização integrados no plano de atividades do MED.

O curso de “Diferenciação Pedagógica e Avaliação Formativa”, encontra-se organizado em 3 módulos, num total de 30 horas de formação.

M1 - “Educação para Todos” - tem a função de clarificar e compreender o alinhamento político nacional com as políticas globais em educação, incorporadas nas metas e objetivos de desenvolvimento sustentável. Por esse módulo serão trabalhados os alicerces da educação para todos como um direito universal de todo o ser humano, bem como a sua presença no Sistema Educativo Caboverdeano. Esse módulo servirá de base para a compreensão da opção estratégica e metodológica por um ensino e uma avaliação diferenciados, como mecanismos de antecipação da inclusão e do sucesso educativo.

M2 e M3 – respetivamente de "Diferenciação Pedagógica" e "Avaliação formativa". A função desses módulos é a de clarificar e orientar essas medidas e determinações da política educativa na prática pedagógica. A importância desses módulos é a de serem suportes à normalização de práticas docentes orientadas para a satisfação das necessidades educativa do(s) aluno(s) por meio da absorção das caraterísticas individuais e os contextos socioculturais das crianças e jovens nos atos de planificação e de gestão do currículo e da sua avaliação. Por esses, serão partilhadas opções de planificação, de implementação e de avaliação do ensino e da aprendizagem com o(s) aluno(s) no centro da atividade curricular, contudo, deixando margem para o professor experimentar soluções próprias e inovadoras.

Em conjunto, pretendem-se trabalhadas redes de conceitos e conceções sobre diferenciação pedagógica e avaliação formativa, bem como algumas formas de praticá-las na atividade docente, com exemplos e orientações práticas.